Você está procurando uma opção definitiva para tirar a papada ? Fique feliz! Venha descobrir aqui no Instituto Maxilo Facial, como tirar a papada com a cirurgia ortognatica.
Relação entre o pescoço e o mento na harmonia facial
A relação entre o pescoço e o queixo na harmonia facial, é responsável pelo delineamento do contorno mandibular de uma pessoa. É um aspecto de extrema importância, para nos aproximarmos de uma face esteticamente agradável.
Quanto menor for a distância entre o queixo e o pescoço, menos marcante será a mandíbula, dando a impressão de excesso de tecido mole nesta região, popularmente conhecida como, por exemplo “papada” ou “queixo duplo”).
Quando o paciente precisa de Cirurgia Ortognatica para tirar a papada?
Quando a distância entre o queixo e o pescoço é pequeno, ou seja, sua mandíbula encontra-se para trás (retruída) temos o diagnóstico de Deformidade Dento Facial Classe 2. E a principal características de face destes pacientes são o queixo duplo (papada)
Nem sempre a papada é causada por excesso de gordura. Em sua grande maioria, é um problema esquelético, que apresenta uma repercussão estética importante no tecido mole devido a deficiência de suporte da mandíbula (onde ficam os dentes de baixo) a todo o tecido mole que a envolve, fazendo, portanto, parecer erroneamente que há excesso de pele e/ou gordura em indivíduos mais jovens sem excesso de peso corporal.
Portanto, para todos os casos em que tivermos discrepância óssea, o paciente precisa de cirurgia ortognatica para tirar a papada.
Em alguns casos também pode ser indicado a bichectomia para diminuição das bochechas e ajustes finos da harmonia facial.
Principais causas da Papada ou Queixo duplo?
- As deformidades dento faciais são as principais causas da papada ou queixo duplo.
- Alimentação inadequada.
- Estilo de vida sedentário
- Outros fatores como excesso de peso corporal e o processo natural de envelhecimento podem contribuir para esta desarmonia https://pt.wikipedia.org/wiki/Sobrepeso
Cirurgia Ortognatica
Como consequência da mandíbula na posição errada, projetada para trás, certamente, há prejuízos nas funções como a mastigação, os dentes ficam desalinhados e o pescoço ganha uma “papada” que não é natural, especialmente em pacientes jovens.
Sabe-se que as alterações resultantes da cirurgia ortognatica no esqueleto maxilo-mandibular trazem consequências em todo o tecido mole que recobre a face do paciente.
Para resumir, essa técnica vai além da cirurgia no queixo e envolve o reposicionamento total da mandíbula e da arcada dentária, recuperando portanto, as funções corretas das articulações.
Com esse procedimento, temos como resultado:
- Melhor harmonia do rosto
- Valorização dos contornos da face
- Sorriso perfeitamente alinhado.
Muitos pacientes se submetem, a procedimentos, como por exemplo lipoaspiração de papada. No entanto, esses procedimentos estéticos estão fadados ao fracasso ou a resultados poucos satisfatórios quando a causa do problema é a falta de suporte ósseo decorrente da deformidade dentofacial.
https://www.institutomaxilofacial.com.br/2022/09/20/como-a-cirurgia-ortognatica-e-feita/
Conclusão
Assim sendo, a cirurgia ortognática estabelece um posicionamento adequado para a mandíbula, proporcionando harmonia e rigidez para a região entre o pescoço e o queixo. Em suma, somente após a correção da deformidade esquelética, caso haja excesso de tecido mole ou flacidez, procedimentos estéticos coadjuvantes podem ser indicados para tirar a papada.
Você também pode se interessar pelo procedimento de feminilização facial, entenda como é feita a cirurgia de feminilização facial no Instituto Maxilo Facial!