A ATM, ou articulação temporomandibular, tem como função ligar o maxilar ao crânio. Quando essa articulação possui problemas no seu funcionamento, ocorre o que chamamos de DTM, ou disfunção temporomandibular, também chamada de disfunção da ATM.
O que é a ATM e como ela funciona?
A ATM é o conjunto de articulações mais “solicitado” do nosso organismo. Dividida em um compartimento inferior e um superior, tem funções bem definidas. A parte inferior é responsável pelos movimentos rotacionais, enquanto a parte superior é responsável pelos movimentos translacionais. Ela é a encarregada da movimentação da mandíbula para frente, para trás e para os lados.
O que é a disfunção da articulação temporomandibular?
Quando ocorre alguma alteração que atrapalhe ou impeça o funcionamento correto da ATM, configura-se a disfunção da articulação temporomandibular, ou DTM. As causas não são totalmente exatas, e vários são os sintomas e sinais de que algo não vai bem com a articulação:
- estalidos
- sensação de travamento ao abrir a boca
- sensação de que a mandíbula está projetada para frente
- dores ao bocejar ou ao abrir a boca
- dor ao mastigar
- dores de cabeça
- dor de ouvido
- flacidez da musculatura da mandíbula
- mudança repentina no encaixe de dentes superiores e inferiores
O cirurgião buco maxilo facial é o profissional que fará o correto diagnóstico da disfunção por meio de exames clínicos, avaliação da história médica do paciente e radiografias específicas que podem indicar ou não a necessidade de fazer cirurgia da ATM. Tais sintomas descritos acima também podem ser sinais de outras alterações, por isso é preciso buscar ajuda médica especializada.
Os tratamentos visam a eliminação das dores e do desconforto. Entre os mais adotados pelos médicos, estão a aplicação de calor local, uso de medicamentos analgésicos e / ou relaxantes musculares, antiinflamatórios, a utilização de técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar a tensão muscular na ATM, uso de placas de mordida e Cirurgias da ATM como a artrocentese, artroscopia, discopexia e outras.