A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico, usado para corrigir deformidades da mandíbula, além de ser uma das opções de tratamento para apneia do sono mais eficaz. Acima de tudo, as deformidades da mandíbula podem causar apneia obstrutiva do sono (AOS), que é caracterizada por pausas na respiração durante o sono. Em conclusão, a AOS pode levar a complicações médicas graves, como pressão alta, insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares
O que é apneia do sono?
A apneia do sono é uma condição na qual a respiração para durante o sono. Afeta aproximadamente 2% dos adultos. O tipo mais comum de apneia do sono ocorre quando os músculos das vias aéreas relaxam demais durante o sono. Isso faz com que as vias aéreas superiores entrem em colapso, bloqueando o fluxo de ar. Como resultado, os níveis de oxigênio caem, causando pressão arterial baixa e outros sintomas.
Veja também um artigo do Drauzio Varella sobre apneia do sono https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/apneia-do-sono-artigo/
Opções de tratamento para apneia do sono
As opções de tratamento para a apneia do sono podem ser mudanças no estilo de vida (como parar de fumar e evitar bebidas alcoólicas), tratamentos com aparelhos ou procedimentos cirúrgicos.
Mudanças no estilo de vida
Alguns cuidados com a saúde ou alterações nos hábitos podem ajudar a amenizar os sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), entre eles:
- Mudar a posição de dormir – dormir de barriga para cima está associado ao agravamento de sintomas da AOS. Para quem costuma passar a noite ou boa parte dela nessa posição, o recomendado é uma terapia posicional que ajude a pessoa a dormir em outra posição. Existem também travesseiros ou protetores de cama que ajudam a pessoa a não se virar durante a noite, resolvendo assim o problema.
- Movimentar a garganta, por exemplo, praticando regularmente exercícios de movimentos repetitivos da língua, palato mole e garganta.
- Evitar álcool, algumas medicações e parar de fumar – que álcool e cigarro fazem mal, a gente já sabe. No entanto, para quem sofre de apneia, fazer uso desses produtos é ainda pior. Portanto, bebidas alcoólicas e medicamentos sedativos devem ser evitados perto da hora de dormir por pessoas com apneia obstrutiva do sono. O álcool pode acabar aumentando os sintomas do distúrbio pessoa ter AOS.
- Perder peso – algumas pesquisas mostram que a perda de peso pode levar a uma melhora dos sintomas de AOS e, por isso, os médicos podem recomendar dietas ou exercícios.
Aparelhos
- CPAP
- Aparelhos bucais
- Aparelhos para reter a língua
Cirurgia Ortognática
A cirurgia do avanço bimaxilar consolida-se como uma das melhores opções terapêuticas para os pacientes com a Saos. É uma opção cirúrgica eficaz para o tratamento da doença , pois consegue a ampliação da via aérea superior por meio da expansão física do marco do esqueleto facial, apresentando altas taxas de sucesso na melhora clínica do paciente.
A realização do avanço do mento, mais importante do que buscar a melhora estética do paciente, é realizada tendo em vista a necessidade de obtenção de resultados mais estáveis em termos de abertura da via aérea, uma vez que o movimento de avanço da mandíbula e do mento influencia na posição do osso hioide e no alongamento da musculatura supra hioidea.
Considerações Finais sobre as melhores opções para apneia do sono
A indicação correta do procedimento da cirurgia ortognática são fundamentais para alcançar a excelência no tratamento do paciente. Certamente, a cirurgia ortognática de avanço bi maxilar com mentoplastia de avanço é eficaz em longo prazo no tratamento da Síndrome da Apneia do Sono.
Para saber mais, aprofunde a leitura em https://www.institutomaxilofacial.com.br/cirurgias/apneia-do-sono/